Saiba identificar o que o seu cabelo está precisando

Vocês sabiam que os nossos cabelos possuem uma variedade de compostos orgânicos? Pois é! Nosso cabelo é pura química, galera. E, quando o assunto é a saúde do nosso cabelo, logo pensamos em “cronograma capilar”, certo? Porém, muitas de nós investimos em produtos baseado no que está no rótulo, quando na verdade sua composição se trata de um tratamento totalmente diferente.
Se você não está entendendo nada do que eu estou falando e ao menos ouviu falar nesse tal de cronograma, logo mais tudo vai fazer sentido.

Ainda sobre assuntos estranhos

O fio de cabelo é composto por carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio e enxofre. Quando unidos, formam uma proteína nomeada como “queratina” que representa 85% da composição do cabelo, juntamente com 12% de água e totalizando 3% de lipídios. Para melhor entendermos, o fio de cabelo se divide em três partes:

Cutícula – É a parte externa do fio, formada por escamas sobrepostas que formam uma proteção para o mesmo. É aqui que a coloração se encaixa. Então, ao entrar em contato com químicas fortes (tinturas, descolorações e alisamentos), o fio fica fragilizado.

Córtex – Refere-se a segunda e principal camada. Responsável pela hidratação interna do fio, concentrando um alto poder de queratina e definindo sua elasticidade e resistência.

Medula – Camada central que dá sustentação a estrutura do fio. Encontrada nos fios mais grossos ou brancos, é a única parte da fibra capilar que está em contato com o bulbo. É aqui que se inicia o crescimento e a distribuição de minerais e nutrientes com destino de chegada até as pontas.

Como avaliar a saúde dos fios?

Com o “Cronograma Capilar”, revezamos os cuidados dos nossos cabelos em três etapas:

Hidratação

O objetivo da hidratação é repor a água dos fios, tornando o cabelo maleável, sedoso e macio. Se o seu cabelo está embaraçando facilmente, pesado e com um aspecto ressecado, é nessa etapa que ele se encaixa.
Procure por produtos que contenham extratos vegetais, de plantas ou frutas, pantenol, glicerina, aloe vera (babosa), silicones e vitaminas.

Nutrição

Eu adoro nutrir o meu cabelo. Dificilmente uso máscaras para isso, sempre estou preferindo fazer umectações, porque além de dar um brilho maravilhoso e definir os cachos, ajuda no tratamento do meu couro cabeludo que é super sensível e chatinho.
Ao nutrir você está repondo os lipídios do fio que significa a oleosidade natural dele. Então, se ele está com frizz, sem definição, bastante volumoso e meio “morto”, é de nutrição que ele precisa.
Recorra a óleos vegetais (coco, argan, amêndoas, semente de uva, linhaça, oliva), manteigas (karité, cupuaçu, cacau, abacate), ceramidas e tutano vegetal ou animal.

Reconstrução

Recomendável preferencialmente para pessoas que utilizam ou utilizaram química, pois repõe a massa e queratina do fio, ou seja, é feita para fortalecê-los. Porém, o fato de tomar chuva, vento, usar água muito quente e shampoos com sulfatos fortes acabam sendo fatores que contribuem para um fio fraquinho, quebradiço, poroso, com queda, pontas duplas e excesso de frizz. Então, se o seu cabelo está com esses “sintomas” e com aspecto danificado, basta reconstruir de uma a duas vezes por mês, no máximo. Senão o efeito pode ser contrário e deixar o cabelo duro.
Invista em produtos com queratina, creatina, arginina, cisteína, colágeno, proteína hidrolisada do trigo (milho, etc) e aminoácidos.

Detalhes importantes

Acho que a maioria de vocês já sabem que tomar bastante água por dia é importante, não é mesmo? Isso também influencia na saúde do nosso cabelo. Como uma alimentação saudável pode contribuir, a não saudável pode danificá-lo. Por isso, é sempre bom estar consultando um profissional para avaliar o que o seu corpo precisa.

Lembrando que tudo que compartilho aqui no blog são assuntos que absorvi através de pesquisas, vivenciei e estou aqui compartilhando com vocês.

Até mais!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s