Como cuidar do couro cabeludo ressecado

af26f339772f28a6adb0fe7114a2eee1

O couro cabeludo contém glândulas sebáceas que contribuem com a umidade do nosso cabelo. A quantidade de sebo que você produz pode variar de acordo com inúmeros fatores, como por exemplo, o estresse. Às vezes passamos por momentos difíceis na vida e isso pode se resultar em ameaças à nossa saúde de várias maneiras.

Variando de pessoa para pessoa, essa piora pode atingir um nível de ressecamento elevado como também o de oleosidade excessiva, dependendo da quantidade de sebo que você produz.

Couro cabeludo seco ou caspa?

A caspa possui várias causas e geralmente está associada à presença de um fungo (malassezia) que cresce em áreas oleosas. Quando você se descuida, a proteção natural do couro cabeludo enfraquece e os irritantes produzidos pela malassezia se alimentam do excesso de óleo, fazendo com que as células cutâneas caiam mais rápido que o normal. O que nos leva a perceber que os flocos de caspa são maiores do que os de pele seca e não marcam presença nos ombros tão facilmente.

Já no caso do couro cabeludo seco, quando ele perde sua umidade natural, acaba ficando ressecado, lesionado e até mesmo com coceira. Isso ocorre devido a mudança de temperatura, produtos capilares inadequados e até mesmo a desidratação.

caspa-dor-couro

Cuidado com o pH

O pH dos nossos fios de cabelos variam de 4,5 a 5,5 e o pH do couro cabeludo vai de 3,8 a 5,6. Por isso é importante recorrer a um dermatologista para ele avaliar a sua situação e recomendar um produto adequado para o seu tipo de cabelo.
O ideal é utilizar shampoos levemente ácidos para manter o equilíbrio dos fios e não causar danos. Fique longe de shampoos com pH acima de 6,0 se você tem o couro cabeludo seco.

escala-de-ph-dos-fios

Umectação com óleo vegetal

Já parou para pesquisar a forma de umectar os cabelos que as indianas fazem? Elas embebedam completamente o cabelo com óleo. Não sei ao certo quando adotamos esse costume e de um jeito não tão saturado, mas os benefícios são ótimos.
Ela se encaixa na etapa de nutrição do cronograma capilar e é muito boa para eliminar o frizz e combater o ressecamento.
Se fizer a mistura de óleo vegetal com óleo essencial, também pode ser útil no controle de dermatite, coceira e queda.

Woman pouring oil from bottle onto palm

Massagear o couro cabeludo

Já faz meses que aprendi a massagear bem o couro cabeludo na hora da lavagem e também nos dias de fazer umectação para estimular a circulação sanguínea.
Caso não saiba, essa massagem estimula o crescimento dos fios e também pode ser muito terapêutico.

a677e2c041114f08e398dbf824e236e6

Já ouviu falar em Low Poo e No Poo?

O low poo é uma técnica que consiste em utilizar shampoos com sulfatos leves. Existem sulfatos que são muito agressivos à saúde do nosso cabelo e que ultrapassam o pH recomendado também.
No caso do No poo, não utiliza-se nenhum tipo de shampoo. A lavagem é feita apenas com condicionadores que contenham ingredientes apropriados para essa função e também com a massagem mecânica que nada mais é que um movimento frequente para estimular a lavagem. Pode ser benéfico futuramente com a rotina de cuidados adequada.
Se tiver um tempo, pesquise por palavras chaves como “low poo”, “noo poo”, “co wash” e “maléficos dos sulfatos”.

Linha-Botica-Cachos-Bio-Extratus

Detox com argilas

As argilas são muito utilizadas em clínicas de estética para remover células mortas da pele do rosto, corpo e também do couro cabeludo.
É bom fazer um detox capilar pelo menos uma vez por mês para eliminar o acúmulo de produtos utilizados ao longo dos dias. A argila branca é a mais recomendada para quem ainda não tem muita experiência com o procedimento, pois é indicada para peles sensíveis.
Não se preocupe com o fato de ser uma limpeza profunda, pois além de limpar, ela também possui a função de hidratar.

3cb68444b57930946a9fcb60bb63a082

Mantenha-se hidratado

Já está cansado de ouvir as pessoas perguntando se você já bebeu água hoje? Não fique!
Beber bastante água todos os dias é essencial e manter uma alimentação rica e balanceada é fundamental para a nossa saúde.
Coloque um bilhetinho na tela do monitor ou programe o despertador do celular para não esquecer.

67ffa644bd08f350dec4ac0184010c24

Procurar a ajuda de um profissional é praticamente obrigatório quando se trata do nosso bem estar. Caso não tenha condições de pagar como eu, pesquise por um posto de saúde na sua cidade e marque uma consulta nem que tenha que esperar dois ou três meses.
Às vezes àquela receita caseira encontrada na internet pode ser maléfica para você e piorar a situação.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Adriana disse:

    Como sempre vc arrasando nas suas resenhas. A maioria dos blogs fala-se muito dos fios e acaba esquecendo do couro cabeludo. A saúde dos nossos fios começa por ele. 👏👏👏👏

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s